Quanto vale uma marca de sucesso?
- Roberto Bianchini
- 12 de set. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de set. de 2022

A marca é a identificação visual de qualquer negócio, a partir dela o público passa a reconhecer o propósito do seu trabalho.
Por se tratar de identidade visual a marca não pode ser confundida com a empresa ou projeto em si, ela faz parte dos bens imateriais do seu negócio, portanto, pode ser comercializada ou cedida individualmente à teceiros.
O valor do marca pode ser atribuído de acordo com a popularidade e representatividadade, ou seja, quanto maior o reconhecimento do público e o impacto causado, maior será o valor de mercado da marca.
Grandes marcas já foram vendidas por valores exorbitantes, embora essas transações costumam envolver a empresa como um todo, é comum a compradora manter a marca no mercado, ao invés de apenas absorver os clientes e descartar a marca comprada.
Exemplo clássico foi a aquisição da Sádia pela sua concorrente Perdigão. Apesar de ter sido incorporada, a marca Sádia permanece no mercado, mas agora gerando lucros para outra sociedade empresarial.

"A Sádia foi avaliada antes da transação, em aproximadamente R$ 9 bilhões."
O valor econômico da marca atraí oportunistas
Já ouviu falar no grupo de axé "É o Tchan"? Pois é, ele não tinha esse nome, foram obrigados a alterar o nome da banda, que antes se chamava "Gera Samba", em razão do oportunismo de terceiros.
O grupo começava a fazer sucesso e sua assessoria deixou de fazer a legalização da marca junto ao órgão Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em consequência disto, o grupo foi obrigado a trocar de nome. Por sorte, este problema com a marca ocorreu antes do grande sucesso da banda, caso contrário, certamente teriam que pagar pela marca que deixaram de registrar.
Isto ocorre porque no registro de marcas aplica-se o princípio da anterioridade, ou seja, quem pedir o registro antes, terá preferência, por esta razão as empresas mais atentas antes de lançar novos produtos ou projetos no mercado, fazem a solicitação prévia do registro.

A empresa META, de Mark Zukerberg, antiga Facebook, foi impugnada e acionada judicialmente por inúmeras outras empresas que utilizavam a palavra "meta" e/ou seus derivativos. Para continuar usando sem o risco de perder o novo nome, a antiga Facebook, precisou fazer acordos que ultrapassam a casa dos milhões de dólares.
Sua marca pode ser vendida ou cedida
Você sabia que as marcas "O Primo Rico" e "Gaules" não pertecem, respectivamente, ao Thiago Nigro (Primo Rico) e Alexandre Borba Chiqueta (Gaules)?
Ambos optaram por vender a propriedade da sua marca para terceiros. No caso do Thiago Nigro, conhecido como O Primo Rico, teve sua marca adquirida pela XP INVESTIMENTOS S/A no ano de 2018, contudo, o valor da transação não foi divulgado.

(Confirmação da propriedade extraída do sistema do INPI)
A crescente popularidade de Thiago Nigro, em seus projetos e redes sociais, alavancou ainda mais o valor econômico da marca "O Primo Rico", com isso, a XP INVESTIMENTO, proprietária da marca extraí lucros e ainda aproveita a valorização constante sobre a marca.
No mesmo sentido, Alexandre Borba, o Gaules, cedeu a propriedade da sua marca para a empresa OMELETE DESENVOLVIMENTO CULTURAL LTDA, através de uma parceria que oficializou com a produtora em 2020, veja:

(Confirmação da propriedade extraída do sistema do INPI)
O valor da parceria também não foi divulgado, no entanto, Gaules é um dos maiores streamers do mundo, recentemente, firmou contrato de transmissão com a NBA e de parceria com a NIKE (primeiro streamer do mundo a fazer parceria com a famosa dos esportes), tornando o valor econômico da marca "Gaules" imensurável.
Dê o devido valor ao seu projeto! REGISTRAR SUA MARCA, é um investimento necessário e, é consideravelmente baixo comparado ao valor que a marca agrega ao seu negócio.
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