A Importância da Profissionalização da Organização de E-Sport
- Roberto Bianchini
- 13 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2022

Muitos são os desafios iniciais para a formação de uma organização ou equipe de E-Sports, seu(s) fundador(es) precisará(ão) de muito planejamento estratégico para alcançar os objetivos previamente delineados. Inevitavelmente, é indispensável ter pleno conhecimento acerca da área de atuação pretendida, mas apenas isto não é suficiente!
Você sabia que, formar uma equipe no E-sport, treiná-la e/ou levá-la à competições antes de regularizar toda a documentação necessária, provavelmente será a sentença de morte daquela organização?
Isto ocorre porque as atividades práticadas por um time de E-sport são equitativas às atividades exercidas por empresas, por exemplo:
Os jogadores devem receber salários, ter carga horária e serem subordinados, portanto, devem ser registrado como colaboradores da organização.
No mesmo sentido, os recebimentos destinados ou conquistados pela organização devem ser deduzidos pelas respectivas cargas tributárias, ou seja, o imposto deve ser recolhido de acordo com a origem do recebimento.
Você deve estar se perguntando, mas como fazer isso na prática?
Crie empresa para seu time de E-sport!

Além das questões administrativas e executivas, uma organização voltada ao E-Sports precisa alcançar a profissionalização de suas atividades, e para atingir este objetivo, será necessário a criação de uma EMPRESA!
A formação da empresa para a organização de E-Sport é imprescindível, uma vez que, altera e regula a natureza do negócio; estipula as participações dos sócios, obrigações e deveres dos sócios; permite contratações de colaboradores; contratações com patrocinadores; inscrições em eventos e competições; adequação e conformidade com a carga tributária (impostos), permite abertura de contas bancárias em nome da organização, entre outras questões igualmente relevantes.
Como criar empresa no E-Sport?
Conheça os principais quesitos para abrir uma empresa para a sua equipe de E-sport.
1. Escolha o tipo de empresa para abrir: MEI, ME ou EPP.
2. Defina a Natureza Jurídica da empresa: EI, SLU ou LTDA.
3. Escolha as atividades para exercer (CNAEs).
4. Defina o regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
5. Elabore o contrato social com a participação dos sócios. (Obrigatório a assinatura de um advogado)
6. Faça o registro da empresa na Junta Comercial.
7. Obtenha o alvará de localização e funcionamento.
8. Faça a Inscrição Estadual ou Municipal.
Cada detalhe deste passo a passo será crucial para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio, por exemplo, você pode definir um regime tributário que irá impactar em maior tributação sobre o seu faturamento, por isto, sempre que possível invista na contratação de profissionais capacitados e experientes para o auxiliar na elaboração e criação da sua empresa.
Além disso, após a criação da empresa surgem responsabilidades pautadas em normas legais, as quais devem ser seguidas e cumpridas a risca, sob pena de restrições administrativas, multas, endividamento e até a falência da empresa.
A @youconsultdigital conta com uma equipe eficiente que poderá auxiliá-lo(a) na formação da sua empresa, e também com uma equipe jurídica qualificada que irá adotar as melhores medidas para manter sua organização livre de complicações. CLIQUE E FALE CONOSCO.
No mais, não se esqueça de registar a marca/nome da sua organização no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o registro da marca garantirá o uso exclusivo de suas atribuições e impedirá que terceiros façam o uso indevido. Para mais detalhes sobre o registro de marcas, veja o artigo "Quanto Vale Uma Marca de Sucesso".
Comentários